Adobe CC 2018

Adobe CC 2018

Adobe CC 2018

Adobe CC 2018

Adobe CC 2018

Em outubro foi anunciado no Adobe MAXAdobe CC 2018, que apresentou alguns aplicativos novos como o Adobe Sensei e o Adobe Dimension, para criações em 3D,  e diversas outras novidades para Photoshop, Illustrator, After Effects, Premiere entre outros. São muitas novidades e vamos pontuar algumas destas novidades.

Adobe Dimension

O Adobe Dimension CC (antigo Project Felix) facilita para todos a composição de ativos 2D e 3D para criar fotos de produtos, visualizações de cena e arte abstrata. No Windows ele permite a instalação apenas no Windows 10.
Adobe Dimension

Adobe Dimension

A definição de acordo com a Adobe:

O Adobe Dimension é uma ferramenta de design 3D que combina a alta qualidade visual e a facilidade de uso para os designers. Para criar objetos realistas, o Adobe Dimension usa os materiais definidos no Material Design Language (MDL) do NVidia. A Adobe está trabalhando junto com a Nvidia e outros parceiros para criar um modelo de material padrão chamado Adobe Material Standard.

 

 

Adobe Material Standard simplifica e abstrai alguns dos aspectos mais complexos e mais técnicos dos recursos disponíveis no MDL para apresentar uma interface mais fácil e mais intuitiva para usuários não familiarizados com 3D.

Para entender um pouco mais sobre esta nova ferramenta assista ao vídeo de apresentação da ferramenta:
Link do Help do dimension (em inglês). //helpx.adobe.com/pt/dimension/get-started.html

Adobe Sensei

Adobe Sensei

Adobe Sensei

O Adobe Sensei não é um aplicativo, mas sim uma tecnologia avançada que usa inteligência artificial e aprendizado de máquinas.

Palavras do próprio CEO da Adobe, Shantanu Narayen, sobre o Adobe Sensei:

“Nós chamamos de “Adobe Magic”, mas na realidade não é mágica alguma: é o trabalho duro de cientistas e desenvolvedores brilhantes da Adobe que todos os dias se inspiram nas artes que vocês produzem para criar melhores ferramentas, e assim vocês [designers] possam focar na criatividade.”

Por exemplo, na busca por imagens dentro do Adobe Stock usa-se a tecnologia do Adobe Sensei ao buscar uma imagem e ele apresentar outras com as mesmas características.

Lightroom Classic CC

O Lightroom que você já conhece mudou de nome. Agora é Lightroom Classic CC.

Lightroom Classic CC

Lightroom Classic CC

De acordo com a Adobe: Crie fotos incríveis em qualquer lugar com o totalmente novo Lightroom CC e 1 TB de armazenamento na nuvem. Tenha poderosos recursos de edição em qualquer dispositivo em uma nova interface fácil de usar. Edite em resolução total e tenha as fotos e as edições salvas na nuvem. Organize suas fotos com palavras-chave pesquisáveis que são aplicadas automaticamente, sem ter trabalho de fazer marcações. E compartilhe e mostre suas fotos favoritas com facilidade enquanto se diverte.

 

Edição em qualquer lugar.

Com os controles deslizantes, filtros e ferramentas de ajuste rápido fáceis de usar, a interface intuitiva do Lightroom CC facilita a criação de fotos do jeito que você quiser. E você pode editar suas fotos de resolução total em qualquer lugar: em dispositivos móveis, na Web ou em seu desktop. As edições feitas em um dispositivo são aplicadas automaticamente nos outros dispositivos.

Novo Lightroom CC

Novo Lightroom CC

Mas o que mudou?

Ao atualizar seus aplicativos Adobe, que agora aparecem 2 ícones do Lightroom, sendo um deles com os cantos arredondados e uma cor mais clara. Esta é da versão  do Lightroom simplificada, com o objetivo de facilitar o uso e se integrar ao mobile.

Novo Lightroom CC - via Photopro

Novo Lightroom CC – via Photopro

O Lightroom CC, que é um novo aplicativo, é uma versão simplificada do já conhecido Lightroom. É a já conhecida versão do Lightroom para celulares e tablets, agora também para desktop, focando em usuários que têm a fotografia como um hobby.

Veja um artigo completo sobre as novidades do Adobe Lightroom CC neste link.

Adobe Photoshop

Adobe Photoshop 2018

Adobe Photoshop 2018

A versão de outubro de 2017 do Photoshop CC, também chamada de 2018 apresenta novos recursos empolgantes para designers, fotógrafos digitais e ilustradores.

A primeira grande inovação já é uma ferramenta conhecida de quem usa o Adobe Illustrator, é caneta de curvatura. Você clica para adicionar pontos e criar curvas automaticamente.

Caneta Curvatura

Caneta Curvatura

Caneta Curvatura

Caneta Curvatura

Agora ao posicionar o mouse sobre uma ferramenta ele mostra as dicas de tela com miniaturas com videos e imagens.

Outras novidade são a suavização de traçado, novas opções de caminho, mudar a ordem de camada dos pinceis, compartilhamento rápido, fontes variáveis. Agora é possível copiar e colar camadas no Photoshop, dentro de um documento e entre documentos, usando os comandos Copiar, Colar e Colar no lugar.

Agora você pode acessar todas as fotos do Lightroom sincronizadas diretamente da área de trabalho Iniciar do Photoshop. Na área de trabalho Iniciar, clique na guia Fotos Lr. Agora, selecione as imagens que deseja abrir e clique em Importar selecionadas.

São diversas novidades e Adobe disponibilizou um link para conhecer as novas ferramentas.

Link completo de novidades: //helpx.adobe.com/br/photoshop/using/whats-new.html

Assista também o vídeo de apresentação da Adobe sobre o novo Photoshop.

Adobe Illustrator

Adobe Illustrator CC 2018

Adobe Illustrator CC 2018

O adobe Illustrator também recebeu diversas novidades agora na Adobe CC2018 e uma das que mais gostei foi de agora ser possível nele também ter a Distorção de Marionete, que já existia no Photoshop e After Effects.

A distorção de marionete permite que você crie ou modifique um gráfico sem precisar ajustar caminhos individuais ou pontos de ancoragem.

Link para verificação da ferramenta em ação: //helpx.adobe.com/illustrator/how-to/bend-shapes-warp-artwork.html.

Outra grande novidade foi o Painel de Propriedades: O novo painel Propriedades do Illustrator permite exibir configurações e controles no contexto da sua tarefa ou fluxo de trabalho atual. Esse novo painel foi projetado levando-se em consideração a facilidade de uso, assegurando que você tenha acesso aos controles certos, exatamente quando você precisar deles.

Mudanças nas Pranchetas: Agora o Illustrator permite que você crie até 1.000 pranchetas em uma única tela para que trabalhe com mais conteúdo em cada documento. É possível também alinhar ou distribuir as pranchetas selecionadas no painel Alinhar ou no Painel de controle.

Adobe Illustrator CC2018

Adobe Illustrator CC2018

Ele também oferece suporte a Fonte variável:O Illustrator é compatível com as fontes variáveis OpenType para que você possa modificar a espessura, a largura e outros atributos para criar seu próprio estilo, enquanto se mantém fiel ao design original.

Além de outras mudanças como conjuntos estilísticos, gerenciamento de texto na Creative Cloud, etc., uma lista completa de novidades pode ser verificada neste link.

Assista também o vídeo de divulgação fornecido pela Adobe.

Adobe InDesign

Adobe InDesign CC 2018

Adobe InDesign CC 2018

As principais novidades que vieram para o InDesign na atualização Adobe CC 2018, foram:

Considerações finais ou notas de fim. Adicione considerações finais aos documentos e configure-as para que os leitores possam ir direto das anotações no texto às referências das considerações finais. Controle a numeração, a formatação e o layout das considerações finais e importe-as do Microsoft Word.

 

 

Bordas de parágrafo. Chame a atenção para parágrafos no layout adicionando linhas de borda e criando designs de canto personalizados nas bordas dos parágrafos.

Bordas de parágrafo - Indesign CC 218

Bordas de parágrafo – Indesign CC 2018

Aprimoramentos nos estilos de objeto. Defina ou modifique o tamanho ou a posição de um objeto para atualizá-lo em todo o documento usando os estilos de objeto.

Grandes trabalhos com fontes como: Gerenciamento de texto nas Bibliotecas da Creative Cloud, filtros de fontes, busca por fontes semelhantes, etc. Saiba mais sobre as novidades no link.

Vídeo de apresentação do Indesign CC 2018

Adobe Premiere

A área de vídeo é uma das que mais uso dentro da suíte Adobe, e agora com a Adobe CC 2018, percebi que além de ficarem mais rápidas, as ferramentas apresentaram melhoras, e é claro temos mais novidades.

Adobe Premiere CC 2018

Adobe Premiere CC 2018

Trabalhe em vários projetos ao mesmo tempo. Esta é uma das atualizações que eu mais esperava dentro do Adobe Premiere, pois tenho alguns projetos que usam as mesmas cenas, aberturas, etc. Segundo a descrição da adobe: Abra, acesse e trabalhe em vários projetos ao mesmo tempo. Alterne entre episódios ou cenas organizados em projetos separados, edite e copie partes de um projeto para outro e muito mais.

Diversos recursos imersivos para realidade virtual, como: Edição de áudio imersivo, efeitos, transições, gráficos e outros.

Na área de animação agora os controles de tempo e posição são responsivos, ou seja, mantém a integridade quando alterados.

Suporte a novos formatos e padrões regionais de legendas. Agora é possível usar modelos do After Effects sem precisar de instalação.

A listagem completa de novos recursos pode ser encontrada no link.

Vídeo de apresentação do Novo Premiere

Adobe After Effects

Adobe After Effects CC 2018

Adobe After Effects CC 2018

Com certeza o After Effects junto com o Photoshop são os dois aplicativos que mais faço uso. E neste versão do Adobe CC 2018 o After trouxe uma série de novidades que visam otimizar todo este trabalho. Dentre as novidades é possível destacar a imersão para VR, como foi implementada também no Premiere. Como efeitos, gráficos, editor de composições etc.

A versão mais recente também inclui um novo painel Create Nulls from Paths, que permite que você tenha instantaneamente mais controle sobre seus paths. Se você estiver criando um morph entre formas, estará a apenas 1 clique de distância de um rig.

Mike Ridolfi – da MoBox – mostra no vídeo abaixo como fazer a utilização.

Melhorias na integração com o Cinema 4D R19 lite. Obtenha os aprimoramentos no visor com OpenGL aprimorado e Cinema 4D Take System atualizado, suporte a Parallax Shader, Vertex Color e BodyPaint Open GL, e a possibilidade de importar FBX2017 e Alembic 1.6.

A listagem completa de novidades pode ser acessada no link.

Vídeo de apresentação do novo After Effects

Alguns outros aplicativos como o Muse e o Animate, também sofreram algumas melhorias agora com a Adobe CC 2018, porém menores que os aplicativos citados acima. Para conhecer toda a suite da Adobe clique no link.

E acompanhe sempre aqui no site, nossa página no Facebook ou em nosso canal no Youtube para acompanhar sempre nossas novidades.