Aplicativos Adobe menos conhecidos, mas de grande importância

Aplicativos Adobe menos conhecidos, mas de grande importância

Aplicativos Adobe

Que a Adobe é hoje uma das mais respeitadas empresas de software, não se discute, que Photoshop, Illustrator, Indesign, Premiere, After Effects, etc. são seus carros chefes também é fato, mas a gigante também possui alguns aplicativos menos conhecidos e que são uma verdadeira mão na roda.

Alguns deles já falamos anteriormente como o Adobe XD, que vamos reforçar abaixo, alguns funcionam apenas para algumas plataforma como o Adobe Comp que possui versão disponível apenas para Iphone e Ipad, e também vamos falar sobre o Animate que foi lançado para substituir o Adobe Flash.
Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Adobe Comp

Ferramenta exclusiva para Iphones e Ipad, ele permite criar layouts diretamente no dispositivo conforme descrição da própria Adobe.

Aplicativo Adobe Comp

Aplicativo Adobe Comp

Crie layouts no seu telefone ou tablet usando gestos de desenho naturais. O Comp CC converte suas linhas e formas brutas em gráficos extremamente nítidos. Obtenha formas vetoriais, imagens, cores e estilos de texto das suas Bibliotecas da Adobe Creative Cloud e fontes profissionais do Adobe Typekit e envie suas composições ao Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign ou Muse para finalização no desktop.

Após a criação do layout você poderá exportá-lo para outros aplicativos da Adobe como Illustrator ou Photoshop.

Para saber mais : //www.adobe.com/br/products/comp.html

Adobe Spark

O Adobe Spark é um produto de criação da Adobe que foi lançado mais recentemente, e tem como objetivo atender ao público que não é profissional de design, ele podemos dizer, dispensa o uso de ferramentas gráficas para criar conteúdo. Com ferramentas simples de aplicar e templates fáceis de entender e editar, o Adobe Spark atinge pessoas que possuem um conhecimento razoável de informática e Internet.

É importante ressaltar porém, que ele possui ferramentas mais fáceis de se usar, mesmo ele apresentando templates bem montados, é preciso um cuidado na hora de distribuir textos, imagens e vídeos.

Aplicativo Adobe Spark

Aplicativo Adobe Spark

Com o Spark, é possível criar imagens para postar nas redes sociais, como um flyer para divulgar um produto ou um evento, e layouts completos para usar em sites e vídeos.
Possui também recursos de edição de áudio, que podem ser usados para criar uma vinhetas para Youtube ou Vimeo para um canal do YouTube.

Para usar o Spark é preciso criar uma conta na Adobe e ele funciona 100% online e é gratuito,

Saiba mais: //spark.adobe.com/

Adobe XD

Já falamos sobre o Adobe XD no artigo anterior, leia-se aqui, mas no artigo o foco foi a próxima versão do XD. Mas então o que é o Adobe XD.

O Adobe XD e seu fluxo de trabalho

O Adobe XD é uma ferramenta para prototipação de aplicativos e sites. Funciona com artboards que podem ser ligados entre si. O programa é dividido em duas funcionalidades: Design e Protótipo.

Conforme a própria Adobe.

Adobe Experience Design integra design e prototipagem em uma aplicação desktop que é rápida e fluida. A solução ajuda designers a alternarem entre wireframe, design, protótipo e preview, para conseguirem desenvolver apps e sites que mantêm os usuários engajados.

Aplicativo Adobe XD

Aplicativo Adobe XD

Por enquanto apenas usuários do Apple podem ter usar o sistema, a versão para Windows 10, está prevista para ser lançada ainda este ano.

Veja pelo vídeo abaixo uma demonstração de uso do aplicativo.

Saiba mais sobre o Adobe XD: //www.adobe.com/br/products/experience-design.html

 

Adobe Capture

Adobe Capture é um app para Android e iOS quer permite através de suas fotos gerar, formas, padrões de cores, pincéis e efeitos visuais através destas fotos. É uma ferramenta gratuita e foi lançada como um complemento de outros serviços da empresa, como Photoshop, Illustrator, InDesign e outros programas de edição.

 

Aplicativo Adobe Capture

Aplicativo Adobe Capture

 

É preciso criar uma conta na Adobe e baixar o aplicativo para seu dispositivo Android ou IOS.

 

Mais informações e vídeo explicativos de como usar em: //www.adobe.com/br/products/capture.html

Adobe Animate

A maior novidade deste ano, em minha opinião, foi o lançamento do Animate, enterrando de vez o Adobe Flash, sejamos sinceros se a Adobe apenas mudasse o foco e mantivesse o nome, ainda teria que conviver com a desconfiança que o formato SWF causa, por não ser compatível com os aplicativos mobile.

Importante também não confundir com o Adobe Edge Animate, que é outro aplicativo de animações da Adobe. Mas como foco total em HTML5.

Desta forma então ela optou em lançar um novo aplicativo, que ainda permite se gerar arquivos SWF, mas que trabalha o Marketing em formatos como HTML5, WebGL, Canvas e AIR. Mas ainda não consegui atingir o patamar dos tempos áureos do Flash.

Podemos dizer que para mim é bem complicado criticar o Adobe Flash, pois utilizei a ferramenta desde a versão 4 ainda nos tempos de Macromedia até os dias de hoje, mas acabei mudando para o After effects por questão de foco de trabalho, mas também não tenho como defender o formato SWF, que hoje é mais um empecilho do que uma boa solução.

Para quem vem do Flash e ou utiliza outras ferramentas de animação a sua interface mudou pouco, porém para quem precisa programar dentro dele e pensa em usar ainda o antigo AS2, esqueça, o mesmo não existe mais, se quer continuar com com SWF a programação é toda em AS3.

 

Aplicativo Adobe Animate

Aplicativo Adobe Animate

Além dos formatos já citados SWF e HTML5, ele permite gerar vídeos em até 4K . Mantendo a mesma qualidade nos três formatos. A Adobe espera que os usuários que abandonaram o Flash passem a utilizar o Animate, se isso vai ocorrer, apenas o tempo dirá. Eu como um entusiasta Adobe e antigo usuário do Flash, tenho utilizado a ferramenta e posso afirmar que estou bem contente, mas ainda é cedo para uma avaliação mais completa.

Saiba mais sobre o Adobe Animate: //www.adobe.com/br/products/animate.html

Saber usar os aplicativos acima integrando com os demais produzidos pela Adobe é certeza de um ganho bem grande na produtividade de seu dia-a-dia. Se você quer aprender como usar o conceito de Crossmedia com as Ferramentas Adobe, venha conversar conosco.