Vídeo Digital

O vídeo digital é uma tecnologia recente em nossa época mas, já vem se mostrando uma linguagem promissora no campo da artes visuais. Seja através da criação sintética, a animação ou tratamento visual, a imagem do vídeo vem determinar uma mudança fundamental na nossa forma de percepção, possibilitando maior liberdade de criação para o trabalho com a imagem.

 

Com o vídeo digital as imagens deixam de ser “fechadas” e se abrem para a manipulação de seus elementos deixando de lado a idéia da imagem como retrato da realidade e se torna o que realmente é: imagem, nada mais que imagem. O resultado são imagens plásticas, abstratas, imaginárias, mentais, geradas a partir da junção da memória humana com a memória do computador.

A característica híbrida da imagem digital enriquece o vídeo que depois de inserido no computador tende a absorver outras mensagens como fotografias, animações, grafismos, som, textos, objetos interativos. Pela capacidade do computador de codificar tudo o que pode capturar, o real, o imaginário, todas as imagens da história são convertidas para um discurso novo, espaço-temporal próprio do vídeo. O vídeo digital pode, então, ser visto como uma linguagem em potencia, uma vez que permite a convergência e releitura de todas as outras linguagens.

Nosso canal no Youtube: