WordPress o maior entre sites com gerenciador de conteúdo

WordPress o maior entre sites com gerenciador de conteúdo

Quando passei a criar sites, em 1998, apenas conhecer HTML, CSS e otimizar bem as imagens eram suficientes. Depois tornou-se necessário aprender algumas outras linguagens de programação como JavaScript e PHP ou ASP. Com o tempo comecei a ter contato com Framework e CMS , iniciei pelo Joomla e posteriormente aprendi e optei pelo WordPress, os números abaixo vão ajudar a entender o porque desta escolha.

O WordPress é responsável por mais de 26% dos sites disponíveis hoje ( 1 de cada 4 sites na internet), se considerarmos apenas os CMS o número passa a ser bem mais expressivo.

Números do WordPress

Números do WordPress

Mais alguns números:

  • 18 bilhões de impressões/mês
  • 17 posts publicados a cada segundo
  • 46.000 plug-ins que podem ser utilizados para otimizar e aumentar as capacidades do WordPress
  • 96 atualizações desde o seu lançamento em 2003

Mas não vamos apenas nos prender aos números para apresentar o porque de o WordPress ter tanta relevância para criação de Web Sites, Blogs, lojas virtuais, marketplaces, etc.

Importante também quebrar alguns mitos que se formaram em relação ao WordPress, como por exemplo, de que ele não suporta sites com grande fluxo, esta informação é inverosímel, pois existem diversos sites e portais de grande porte que usam o WordPress como principal plataforma, dentre destaco: The New York Times que usa para gerenciador de conteúdo, Data.gov, batman-3d.de, entre outros.

Recentemente um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, o Grupo Abril, também passou a utilizar a plataforma.

Os testes de migração começaram no mês de Abril, mas desde o início do ano a empresa começou a considerar a mudança. “Precisamos focar no nosso core business, ou seja, produção de conteúdo de qualidade. A tecnologia deve viabilizar a forma mais eficiente e eficaz de levar esse conteúdo a nossos leitores. Julgamos que WP é a melhor tecnologia para atingirmos esse objetivo”, o diretor de TI da Abril, Carlos Sangiorgio.

A matéria completa pode ser verificada neste link.

Mas porque criar meu site no WordPress

Além dos números acima que já demonstram por si só que o WordPress é viável para que você construa seu site nesta plataforma, ele tem mais alguns grandes atrativos, como ser free,  de fácil instalação e de fácil administração.

Para se ter um site no WordPress é preciso um domínio e uma hospedagem que de suporte a  linguagem PHP com banco de dados SQL (o mais comum é o MYSQL), fazer o upload dos arquivos em seu servidor e fazer a configuração, alguns serviços de hospedagens possuem instaladores que facilitam o processo.

O Gerenciamento e atualização de sites também são simples quando você utiliza o WordPress como plataforma para seu site. A área administrativa é bem intuitiva e fácil de navegar, permitindo que posts e páginas sejam rapidamente editados.

Possui um conjunto de temas bem completo desenvolvido pela comunidade do WordPress, bem como por empresas que o comercializam, estes são conhecidos como temas Premium.

Template Free

Tema Free

 

Tema Premium

Tema Premium

Plug-ins que melhoram o site, você não tem dificuldade para acrescentar recursos em site WordPress.
Formulários, galerias, SEO, melhorias de segurança e integração às redes sociais são algumas das possibilidades trazidas pelos plug-ins de WordPress instalados nos sites grátis que você criar conosco.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Esta é uma das mais importantes características para se usar o WordPress, ele é compatível com os dispositivos móveis, isto é claro, ele estando atualizado, bem como plug-ins e temas. Ao utilizar o WordPress ele já vem com seu código otimizado para o mobile.

Você pode fazer os seus testes usando a ferramenta do Google.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Compatibilidade com dispositivos móveis

Desde que passei a conhecer o WordPress, há alguns anos , passou a ser a principal ferramenta que uso em meus projetos de criação de sites. Hoje além de criar meus sites usando esta plataforma, também ministro treinamentos da ferramenta para usuários iniciantes e intermediários e acompanho de perto as diversas funcionalidades que o WordPress possui.