Dicas e boas práticas na criação de seu site

Dicas e boas práticas na criação de seu site

As dicas e informações a seguir foram retiradas e adaptadas de diversas publicações segmentadas na área de Web Design, como Wide, Revista Locaweb, Tabeless.com, etc. Todas tratam de informações úteis para deixar seu projeto Web da melhor forma possível.

Atrair a atenção do leitor ou consumidor e gerar interesse para vender um conceito ou serviço estão no cerne de qualquer negócio ou pessoa na Internet. Para conquistar isso, porém, vários elementos devem ser pensados entre a ideia original e concretização do site. Ao longo do percurso, no entanto, é comum que pontos ligados à linguagem, design e outros fatores sejam esquecidos. É ai que os problemas tendem a surgir.

Mais do que investimento e recurso, especialistas em TI indicam que a premissa básica para ter um site de sucesso é conhecer o usuário para suprir os seus anseios. Não se esqueça das pessoas, ele é o centro de seu projeto. Oriente seu trabalho pensando no usuário final.

Planejamento completo

Pesquisar o público-alvo a fundo para saber o perfil do usuário em potencial é o ponto de partida para qualquer site. As redes sociais podem ser uma forte aliada nessa etapa para definir conteúdo, design e navegação. Faça um wireframe, que seja no papel mesmo, posicionando as informações, menus e botões para selecionar templates e exemplifica os conceitos previstos no projeto. Os aspectos tecnológicos também devem ser pensados nessa fase, se o site será estático ou dinâmico, com animações em Flash ou Streaming de vídeo. “O foco principal é estudar o ramo de atividade do cliente, obter um briefing bem detalhado e traçar as metas”, diz Erick Melo, sócio e diretor da agência Webjump.

Design Sedutor

Design Clean, se imagens em excesso, e uso equilibrado de cores e fontes adequadas que facilitam a leitura de textos contam a favor de qualquer site. Além da identidade visual, a disposição das informações interfere na experiência do usuário. Para criar layouts atraentes, uma solução é usar grids para alinhar os elementos como o 960 Grid System (//960.gs/). Escolha apenas uma fonte para padronizar o website. Se quiser variar, use somente mais um tipo em destaque e títulos. Unir o belo e o funcional é a grande chave de seu projeto.

Navegação fácil

Uma boa navegação, geralmente, se dá de maneira direta e por meio de links bem posicionados na tela que permitem ao usuário encontrar facilmente o que ele busca. Se o visitante não consegue entender de cara onde deve clicar para ir a determinada página, a navegação está errada e deve ser revista.

O melhor jeito de conquistar isso é otimizar o uso de Javascript e CSS, definindo um servidor coerente com a necessidade. Porém pode ahaver projetos em que a navegação mais elaborada faz parte da proposta do site.

Site rápido

A velocidade de carregamento de um site é primordial para reter o internauta. Alguns segundos a mais de espera e o visitante pode se cansar e abandonar a página. Por isso, o conteúdo não pode ser pesado. Evite imagens em resolução muito alta e avalie se é necessário usar vídeos, por exemplo. Se for caso de mantê-los, não deixe que comecem automaticamente.

Anúncios externos também tomam tempo: compare os ganhos com publicidade e perda de desempenho. Dependendo do perfil do site, porém, o conteúdo que será entregue ao usuário compensa a espera de um tempinho a mais. Ninguém gosta de esperar por nada, mas se o usuário for surpreendido pode valer a pena.

Hospedagem de confiança

O serviço de hospedagem interfere muito no desempenho do site. O plano de hospedagem deve ser adequado ao site. No caso de páginas institucionais, os mais básicos podem atender bem. Lojas virtuais ou sites com grande número de acessos precisam ser mais robustos.

Conexão com redes sociais

Bem usadas, as redes sociais servem para aumentar a visibilidade da empresa, alavancar tráfego e ampliar o fortalecimento das marcas. Invista em conteúdo relevante, use botões de compartilhamento e atualize o conteúdo com regularidade.

Boa visibilidade

De nada adianta ter um site com conteúdo interessante se ele passa despercebido nos mecanismos de busca e tem pouca visibilidade. O método mais comum para fazer com que uma página seja encontrada em sites como o Google é chamado de SEO (Search Engine Optimization). Essa técnica é fundamental para criar audiência. Não tem sentido construir o melhor site, com a melhor estratégia e a melhor usabilidade se ninguém souber que ele existe. Para isso, é necessário criar a demanda e, depois, ter força de vontade para mantê-la. O SEO, além de deixar a plataforma search friendly, deve ter a função de destacar a relevância dos conteúdos que você realmente tem interesse de mostrar.

Texto simples e conciso

Os textos para web devem de forma geral, ser breves e concisos, com parágrafos curtos e conteúdo objetivo. Esse formato é importante inclusive para facilitar a leitura em telas cada vez menores, como tablets e smartphones. Para um texto mais longo, o título e o primeiro parágrafo devem resumir bem o que vem adiante.

Defina uma linha editorial de acordo com seu público para adaptar com seu público para adaptar vocabulário e complexidade do conteúdo. Palavras-chave inseridas no texto ajudam na sua relevância, um dos fatores levados em conta no SEO.

Estar em múltiplas plataformas

Aposte no design responsivo. Embora seja mais caro, esse conceito consiste em usar uma única programação para qualquer tipo de browser e funciona em desktop, tablete ou smartphone. Rodar o site em outras plataformas não significa apenas reduzir tamanhos. Essa programação se adapta de froma orgânica e deve ser considerada desde a fase do plabejamento. Assim, será levada em conta na elaboração da arquitetura de informação, do design e da programação.


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