Como utilizar elementos visuais e qualificar relacionamento nas mídias sociais

Como utilizar elementos visuais e qualificar relacionamento nas mídias sociais

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Essa citação nunca se mostrou tão adequada aos profissionais de marketing e social media quanto nos dias de hoje.  As imagens estão entre os elementos mais importantes para qualificar a comunicação e o marketing digital nas mídias sociais, um ambiente onde o apelo visual se destaca no feed de notícias. Em média, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido do que um estímulo de texto. Isso porque 90% das informações que retemos tendem a ser visuais. Segundo o mais recente levantamento realizado pelo Hubspot, 40% das pessoas reagem melhor a imagens do que a textos. Nas mídias sociais, esse número sobe para 44%.

Essa preferência pelo formato de imagens – vídeos ou fotografias – se confirma por meio de outro estudo, publicado pela GO-Gulf. De acordo com a pesquisa, dos 4,75 bilhões de itens compartilhados no Facebook, 43% estão no formato de imagem. Diante dessa tendência, é indiscutível que a gestão da comunicação visual nestes múltiplos canais sociais se tornou essencial para o desenvolvimento das marcas no ambiente digital.

Confira algumas recomendações sobre como os profissionais de marketing e social media podem qualificar a comunição visual e melhorar o relacionamento entre marcas e clientes nas redes sociais.

  1. Planeje seu conteúdo alinhado ao consumidor

Para captar a atenção de seus consumidores no feed de notícias, não basta apenas adotar o formato mais popular. É preciso compreender quais são os tipos de comunicação visual que mais conversam com seus consumidores e, com base nessas informações, elaborar um cronograma de postagens. De acordo com a pesquisa da Matter Communications, os formatos de comunicação visual que geram mais engajamento são fotografias/ imagens (44,50%), vídeos (33,20%) e infográficos (19%).

  1. Fique atento às dimensões e qualidade das imagens

Cada rede social possui dimensões diferentes para a publicação e compartilhamento de imagens, visando proporcionar aos usuários uma melhor experiência de visualização do conteúdo. 67% dos consumidores on-line acreditam que fotos nítidas e detalhadas de um produto são mais importantes que a sua descrição, segundo levantamento publicado pela Wishpond. Por isso, crie imagens de acordo as especificações de cada plataforma, reajustando as mesmas imagens para cada canal.

  1. Tenha templates de modelo e personalize

Para facilitar a rotina do dia a dia na criação do conteúdo visual, busque conhecer as especificações dos canais sociais que serão utilizados e crie personalizados templates (modelos) com os formatos adequados para rede social. Dessa forma, é possível diminuir o índice de retrabalho e otimizar o tempo na elaboração de novos conteúdos.

  1. Aposte nos infográficos

Em média, o consumidor consegue manter atenção voltada para alguma coisa por apenas cinco segundos. Com essa necessidade de comunicar informações de maneira cada vez mais rápida, clara e objetiva, os infográficos se tornaram uma verdadeira febre e uma das melhores opções para marcas que querem se destacar sem perder tempo. Um título chamativo, um conteúdo relevante, dados contundentes, ilustrações amigáveis e um fluxo claro são os pilares para desenvolver um bom infográfico.

  1. Compartilhe valores e dicas

Outra forma de agregar valor às marcas e engajar o seu público por meio do conteúdo visual é compartilhar citações e dicas como imagens de fundo nas postagens. Dessa forma, é possível disseminar a cultura e os valores da sua empresa de uma maneira atrativa e criativa.  De acordo com Iinterativa, posts com imagens recebem 94% mais visualizações e interações que os que não têm.

  1. Fortaleça suas campanhas com ilustrações

Uma das melhores formas de potencializar o lançando de campanhas com o uso de hashtags é ilustrar o tema e as hashtags oficiais da campanha com imagens impactantes. Essas imagens conseguem captar atenção do leitor e, se bem sucedidas em criam identificação, conseguem estimulam a interação por meio de compartilhamentos. Quando compartilhadas, essas imagens contribuem para fortalecimento da marca e da campanha na memória dos usuários.

  1. Compartilhe suas conquistas

Por fim, toda conquista nas redes sociais deve ser celebrada e, principalmente, compartilhada! Grande marcos, como a conquista de um milhão de seguidores, devem ser compartilhados com a sua audiência, e a melhor forma de fazer isso é por meio de imagens bem humoradas e exclusivas.

Fonte: Adnews


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