A razão de eu escolher o Microsoft Power BI

A razão de eu escolher o Microsoft Power BI

Em minhas aulas, é comum os alunos me perguntarem, por que Power BI. Pergunta normal e creio que eu faria o mesmo. Então parei e me perguntei isso também. Poderia ter continuado com Excel, afinal a ferramenta evoluiu muito neste sentido, e eu não lido com grandes volume de dados, a maioria das empresas que atendo já possuem sua base de dados em planilhas e até mesmo em banco de dados SQL Server, mas nada com volume considerável.

Concorrente do Microsoft Power BI

Algumas outras ferramentas como o QlikView ou o Tableau já estavam bem sólidas, ainda consultei o Data Studio do Google que já estava integrado a minha conta Google. Mas ai entrou algo que nunca escondi, posso ser chamado de um fã da Microsoft, mesmo com todos os BUGS que seus produtos apresentam, eu sempre gostei de sua linha de produtos, e claro que sempre fui um usuário assíduo do Office.

E foi em uma conversa em um centro de treinamento da Microsoft, onde fui dar aulas de Photoshop e Illustrator para funcionários de uma empresa, que o o gerente do local me perguntou sobre o Power BI, se eu conhecia e se tinha interesse em dar aulas. Naquele momento eu sabia superficialmente sobre ele, então pedi 06 meses de estudos, mas vi tanta coisa interessante que me debrucei sobre a ferramenta e em menos de 3 meses já estava dando aulas para ele.

Mas tão rápido assim, o que eu precisei foi aprender a ferramenta, o conceito de Business Intelligence, ETL, relacionamentos e Relatórios não era novidade para mim, foi apenas aprender mesmo sobre o Power BI.

Razões de mercado do Power BI

Mas e a pergunta do inicio por qual razão? Poderia listar umas 100 páginas para isso, mas vou citar algumas que considero as principais:

  1. Integração com diversas bases de dados;
  2. Atualização frequente, praticamente mensal, e ainda tem o https://ideas.powerbi.com/ideas/ (onde usuários da ferramenta podem colocar melhorias que serão votadas e podem ser implementadas)
  3. Crescimento e interesse das empresas. cada vez mais se vê vagas em diversas áreas, onde o Power Bi é pré-requisito, ou então o diferencial.
  4. Curva de aprendizado facilitada para quem usa a área de dados do Microsoft Excel
  5. A sua versão de ETL, relacionamentos, criação, a versão Desktop, é gratuita, e tendo uma conta de estudante ou comercial você também tem o serviço online (com limitações) de forma gratuita.

A Gartner reconhece a Microsoft como líder pelo décimo terceiro ano consecutivo no Gartner Magic Quadrante de 2020 para Plataformas de Análise e Business Intelligence.

Quadrante de Gartner 2020. Microsoft Power BI
Quadrante de Gartner 2020. Microsoft Power BI

E o principal com o Microsoft Power Bi, consigo mostrar em meus treinamentos e consultorias que é possível através dos dados que já estão dentro da empresa, as vezes perdidos em planilhas desorganizadas, que os gestores e tomadores de decisão podem ter uma visão 360º do negócio, podem responder perguntas como:

  • Qual o meu volume de vendas no trimestre? Aumentou ou diminuiu em relação ao mesmo período do mês anterior?
  • Qual produto mais vende em determinada filial?
  • Qual é o meu turnover de profissionais? Quais os motivos?
  • Se eu reduzir o custo de mercadoria vendido, quanto aumenta a minha receita liquida?
  • Qual a porcentagem de produtos devolvidos em relação ao vendido? Qual local isso mais ocorre?
  • Qual foram as 10 melhores praças de venda

E assim por diante, o gestor consegue ter as respostas sobre seu negócio de forma rápida e produtiva ele consegue transformar dados em informação e informação em conhecimento, e conhecimento permite a tomada de decisões de forma assertiva.

Isso é uma das partes pelo qual eu escolhi o Microsoft Power BI, uma ferramenta que me traz muita satisfação em usar como ferramenta de trabalho.

E você já usa o Microsoft Power BI? Qual a razão? deixei seu comentário.

E se ainda não usa e esta curioso para saber mais, eu disponibilizo um mini curso de forma gratuita no youtube. Link: https://bit.ly/3djpWjF.

Temos também nosso curso de 15 horas de Microsoft Power BI modulo 1.

Share this post


× Whatsapp